O Carimbó é a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre a mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira..
Musicas do grupo Sancari
(MUSICA NOVA)
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Projeto O Pau & Corda do Carimbó ano III
O Pau & Corda ano III, será realizado na Cidade de Belém, na passagem Álvaro Adolfo, Bairro da Pedreira, nos dias 26,27 e 28 de agosto de 2011.
Nesta III Edição esta previsto, enterramento e derrubação do mastro (tronco de árvore enfeitado e pintado que é erguido pela população), Palestras sobre meio ambiente, mostra de vídeos sobre cultura popular, oficina de musicalização e dança brincadeiras (corrida de saco, quebra pote, cabo de guerra entre outras) e apresentação de grupos e artistas da musica paraense.
A realização é do Grupo de Carimbó Sancari, em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro. Todas as Atividades do evento serão gratuitas e abertas ao público.
O Pau & Corda do Carimbó – Foi realizado pela primeira vez nos dias 22 á 26 em agosto de 2009, partiu de uma iniciativa do Grupo de Carimbó SANCARI,
O 1º Pau & Corda foi uma forma de homenagear o Dia Nacional do Folclore e do dia Municipal do Carimbó, dia 22 de agosto se comemora o dia Nacional do Folclore que podemos definir o como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração, muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. E a data 26 foi escolhida por ser o dia Municipal do Carimbó. É no 1º ano o Mestre homenageado foi "Mestre Verequete” Porem a cada nova edição um Mestre é homenageado
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário